domingo, 6 de maio de 2012

O VOCABULÁRIO NO TEXTO ESCRITO

Ao escrever, faça-o com simplicidade. Não selecione palavras complicadas ou supostamente bonitas. Escrever bem não é escrever difícil. O vocabulário deve adequar-se ao tipo de texto que pretendemos produzir. Quando se trata do texto escrito, só devemos empregar a linguagem padrão, aquela que a norma de prestígio social exige quando vamos tratar de algum problema de grande interesse para leitores de bom nível cultural. Dela deverão ser afastados erros gramaticais, ortográficos, termos chulos, gíria, que não fazem parte da boa linguagem, aquela que se baseia na gramática normativa.
Observe as inadequações neste exemplo.
Os grevistas refutaram o aumento proposto pelo governo. Enquanto o líder da situação fazia na Câmara os prolegômenos dos novos índices, os trabalhadores faziam do lado de fora o maior auê, achando que o governo não estava com nada.
Muito cuidado com as palavras de palavras. Nem sempre elas se substituem com precisão. Empregar refutar por rejeitar, prolegômenos por exposição não torna o texto melhor. Não só aquelas palavras consideradas "bonitas" prejudicam um texto, mas também a gíria (auê) e expressões coloquiais (não estava com nada).
Fica claro, portanto, a necessidade de se preocupar com a escolha das palavras.
Siga essas orientações e bom trabalho.

Sidinéia Azevedo Rocha
Professora de Lingua portuguesa da Faculdade Ruy Barbosa e Faculdade Área1

Nenhum comentário:

Postar um comentário